Como Evitar Exageros

Como Evitar Exageros

Na busca por boa forma e qualidade de vida, a alimentação adequada é fundamental. Mas, além de se preocupar com a ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos, uma das primeiras dicas para quem quer perder peso é mastigar devagar.

Isso faz com que se coma menos, já que a sensação de saciedade chegará antes de se comer mais do que o necessário.

Isso porque o organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado.

A mastigação lenta proporciona uma comunicação efetiva entre estômago e cérebro, fazendo com que haja maior liberação de hormônios de saciedade e também aumente a percepção de quando se está realmente satisfeito. Com isso, há uma menor ingestão de alimentos durante a refeição e, consequentemente, o controle do peso.

De acordo com os nutricionistas, ao mastigar devagar, os alimentos se mantêm por mais tempo em contato com as papilas gustativas presentes na língua. Como é por meio delas que se sente o sabor, quanto mais mastigações, maior será a apreciação do alimento e o estímulo das papilas, logo, maior também será a percepção da saciedade.

O processo de digestão inicia-se pela boca. Com uma mastigação correta, a produção de saliva é mais eficiente, o que ajuda a formar um bolo alimentar mais macio e fácil de ser deglutido.

Se os alimentos não forem triturados adequadamente, aumenta o trabalho do estômago para digerir, o que resulta em desconforto gástrico, azia, fermentação e gases.

Algumas dicas para melhorar a digestão

  • Descansar os talheres no prato a cada mastigação.
  • Colocar pouca comida no garfo.
  • Escolher um local calmo e tranquilo.
  • Evitar realizar outras atividades durante a refeição (como ver TV, ler jornal, acessar internet etc.)
  • Iniciar a refeição com um prato ou porção de salada. Enquanto mastiga lentamente as verduras e legumes, a pessoa ganha tempo para que a mensagem de saciedade chegue ao cérebro e reduz-se a chance de repetir, por gula, o prato quente.
  • Limitar a ingestão de líquido como acompanhamento da refeição a um copo de 200 ml. Dê preferência a água sem gás ou sucos naturais. Além de atrapalhar a digestão, o excesso de bebida no almoço ou jantar pode aumentar o volume do estômago, fazendo com que a pessoa consuma uma maior quantidade de alimentos.