Dieta para Engordar com Saúde

Dieta para Engordar com Saúde

Fala-se muito em dietas para perder peso e chegar ao tão desejado corpo ideal. No entanto, o contrário também pode acontecer. Quem busca ganhar peso pode sofrer tanto quanto alguém que busca emagrecer.

Assim como no emagrecimento, o processo de ganho de peso deve ser feito de forma saudável e gradual. E como fazer isso? Há quem pense que a resposta é apenas comer mais, mas a questão é mais complexa.

O objetivo de quem quer ganhar peso com saúde não é aumentar significativamente a porcentagem de gordura no corpo, mas de elevar principalmente a massa muscular (massa magra).

Para isso, comer mais e indiscriminadamente não ajuda. É preciso adotar uma dieta hipercalórica, com mudança na qualidade da alimentação.

Equilíbrio alimentar

A dieta de “engorda” não escapa à regra de se manter o equilíbrio nas refeições, com pratos coloridos que contenham carboidratos (de preferência integrais), proteínas magras, legumes, frutas, verduras, grãos e fibras, sem excesso de gordura.

Diferentemente do regime para emagrecer, as porções são mais fartas. Cerca de seis refeições (incluindo lanches) são feitas ao longo dia.

As sobremesas são saudáveis e ricas em nutrientes. Deve-se ficar longe da alimentação industrializada e do fast food, que não ajudam a ganhar massa muscular e aumentam o nível de colesterol ruim.

Gorduras do bem

Alimentos ricos em ômega- 6 e ômega-3 como nozes, castanhas e peixes, devem entrar no cardápio de quem busca aumentar o tamanho do manequim.

Ao contrário das gorduras trans ou saturadas, encontradas em frituras, biscoitos recheados e amanteigados e sorvetes industrializados, essas gorduras ajudam a elevar o bom colesterol (HDL) e ainda trazem diversos benefícios para a saúde.

Segundo nutricionistas, o consumo de proteínas magras (carnes sem gorduras, feijão) também é importante.

Exercícios

No processo de ganho de peso, os bons resultados não estão associados a muitas horas de treino, com intensa repetição de exercícios.

O treino mais recomendado para quem quer ganhar peso é a musculação, sempre sob orientação. Ainda que o ganho de massa magra tenha forte influencia genética, é comprovado que este tipo de exercício é o mais favorável para alcançar esse objetivo.

Suplementação

Uma dificuldade comum entre as pessoas que querem ganhar peso é a de ter pouco apetite. Em alguns casos, quando a pessoa se exercita e a alimentação não fornece a quantidade de nutrientes necessários para o ganho muscular, podem ser prescritos alguns suplementos alimentares, sempre sob orientação médica.

O suplemento Whey Protein está entre os preferidos dos atletas. Trata-se de uma proteína derivada do soro do leite, de rápida e fácil digestão e sem gordura. É comercializado em pó, em diversos sabores, e pode ser misturado à água, sucos de frutas, água-de-coco ou leite desnatado.